Santuário

Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem

08h30

11h
18h
20h
07h
18h15
07h
12h15
18h15
07h
12h15
18h15
07h
12h15
18h15
07h
12h15
18h
07h
18h15
Você está em:

Além das atividades pastorais, o Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua – igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, há mais de 60 anos, vem acolhendo e promovendo pessoas necessitadas e em situação de vulnerabilidade social. A PROVIDENS – Ação Social Arquidiocesana,   é que gerencia os projetos sociais  Casa Santa Zita, Obra do Berço, Centro Social Lar Frei Leopoldo, a Farmácia Comunitária e o Núcleo de Acolhida e Articulação da Solidariedade Paroquial – NAASP, em parceria com a paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.

Para informações adicionais sobre os Projetos Sociais entre em contato com a secretaria paroquial 

Conheça as casas sociais apoiadas  pela paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem

Casa Santa Zita

A Casa Santa Zita, fundada em 1954, é uma instituição de longa permanência para idosas e oferece moradia, assistência espiritual, médica e social. O objetivo, além de acolher, é garantir o direito à dignidade e à qualidade de vida das idosas. Atualmente acolhe 26 pessoas. Sua equipe técnica é composta por coordenadora administrativa, assistente social, nutricionista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, enfermeira e médico. São desenvolvidas várias atividades com as idosas, como: ginástica, oficinas, passeios externos, comemoração de aniversário, dia da beleza, teatro, palestras, bingo e bazar.

Coordenadora: Vanessa Gomes de Lima

Endereço: Rua Alagoas, 315 – Funcionários

Horário de visita: 7 às 18h (segunda a sexta)

Telefone: 31 3222-4480


Obra do Berço

A Obra do Berço começou suas atividades na paróquia em 1954. Um trabalho voluntário em que pessoas dedicam o seu tempo na confecção de enxovais para recém-nascidos. A obra atende gestantes, crianças e famílias carentes. O objetivo não é só atender as necessidades materiais das futuras mães, mas também orientar e ensinar a importância da maternidade e suas responsabilidades perante Deus.

Coordenadora: Maria da Conceição Oliveira Couto

Endereço: Rua Sergipe, 341 – Funcionários

Horário de funcionamento: 13 às 16h (segunda a quinta)

Telefone: 31 3224-5966


Centro Social Lar Frei Leopoldo

O Centro Social Lar Frei Leopoldo foi fundado em 1981 e faz o acolhimento de crianças e adolescentes na faixa etária de 4 a 18 anos, vítimas de risco pessoal e social e que foram desligadas do convívio familiar por determinação judicial. O Lar atualmente atende 15 crianças e adolescentes do sexo feminino.

Tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento físico, mental, psicológico, intelectual e social das internas oferecendo alimentação, acompanhamento educacional, moradia, saúde e cultura em ambiente acolhedor.

Coordenadora: Ir. Nilza Maria Rodrigues e Maria Aparecida Gomes de Souza

Endereço: Rua Padre Francisco Scrizzi, 19 – Palmeiras

Horário de funcionamento: 8 às 20h (segunda a sexta)

Telefone: 31 3312-2295


Núcleo de Acolhida e Articulação da Solidariedade Paroquial – NAASP

NAASP – Núcleo de Acolhida e Articulação da Solidariedade Paroquial Nossa Senhora da Boa Viagem, foi criado em atendimento ao convite do Vicariato para Ação Social e Política da Arquidiocese de BH – VEASP para atuar como paróquia irmã na rede de articulação da solidariedade entre as paróquias, cujo objetivo principal é promover o voluntariado em prol da assistência ao público mais carente.

O NAASP da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem oferece acolhimento psicológico em regime de plantão psicológico (ou terapia breve), cujo objetivo principal é oferecer um espaço de escuta e acolhimento; ajudando o paciente a identificar sua(s) demanda(s), e auxilia-lo na busca da solução de seus conflitos psicológicos, focando em questões emergentes/ urgentes, as quais nem sempre precisam de acompanhamento prolongado”.

O público atendido pelo NAASP são: pessoas em situação de vulnerabilidade social, transeuntes, população de rua e paroquianos de BH e região metropolitana.

O NAASP agora também tem acolhimento jurídico. Para conhecer, clique aqui

AGENDAMENTOS: ÀS TERÇAS E QUARTAS FEIRAS de 08:30 ÀS 11:00 e 14:30 ÀS 17:00 – TEL.: 31 3224-2270

ENDEREÇO: RUA SERGIPE, 186 F – BAIRRO FUNCIONÁRIOS – BELO HORIZONTE – CEP.: 30170-130

Coordenadores do Acolhimento Psicológico : Renato Pügedo   e   Suzana Laudares


 Atendimento à comunidade

Farmácia

Esse serviço recebe medicamentos de usuários que não os utilizam mais e amostras cedidas por especialistas para serem repassados, gratuitamente, para a população carente da cidade mediante a apresentação de receituário médico.

O horário de funcionamento é de terça-feira a sexta-feira no horário de 8h:30 às 12h.

Endereço: Rua Sergipe 178A

Responsável: Gregório Carrera de Sá Filho

Sociedade São Vicente de Paula – SSVP

  • Conferência Nossa Senhora da Boa Morte: Reunião toda segunda-feira às 19h:15

Local: Rua Sergipe, 186

Coordenador: Rogério Barros França

  • Conferência Nossa Senhora da Boa Viagem: Reunião toda quinta- feira às 17h

Local: Rua Sergipe, 186

Coordenador: Alfeu Alcântara

  • Conferência Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento: Reunião toda segunda-feira às 16h:30

Coordenador: Armando Pinheiro Lago

Grupo do Macarrão – Vicentinos

O Macarrão da Boa Viagem distribui, toda sexta-feira, cerca de 500 marmitas, preparadas na cozinha do Centro Pastoral da paróquia N. S. da Boa Viagem,  para a população de rua em Belo Horizonte.

Procure se informar como você pode colaborar para essa obra, através de doações ou de seu trabalho voluntário.

Local: Rua Sergipe, 186

Horário: Toda sexta feira às 18h:30

Responsável: Paulo César Lacerda


 

Doações

Domingo da Partilha

Em todo o primeiro domingo do mês a comunidade faz sua contribuição doando materiais não perecíveis. Este gesto é muito importante para manter as obras sociais da paróquia.

Doações financeiras

Para ajudar uma das ações sociais da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, você pode depositar na conta abaixo:

Dados Bancários: Banco Santander – Agência: 3476 – Conta: 13.003391-2

Outras Doações

Caso você prefira doar algum objeto, precisamos de fraldas geriátricas, leite em pó, alimentos não perecíveis, material de limpeza e material de higiene pessoal.

Para obter mais informações sobre outros meios de realizar doações, ou doar outro tipo de material, entre em contato conosco.

Contato: Renata da Penha

Toda ajuda é sempre bem-vinda!

Colabore, faça parte dessa rede do bem!


Associação Catedral

A Associação Catedral foi criada com o propósito de envolver toda a comunidade paroquial na participação, no apoio e no suporte ao trabalho social desenvolvido pela Igreja da Boa Viagem.

Já consolidada e reconhecida pois conta com um quadro de associados que contribuem com suas mensalidades periodicamente, hoje a Associação Catedral se responsabiliza pelo Setor de Romarias da Paróquia promovendo romarias, peregrinações e excursões.

Também promove e está sempre presente nos eventos paroquiais, que geram benefícios para a manutenção das obras sociais.

Hoje, a Associação é uma das formas para todos os que queiram, de alguma maneira, participar de um trabalho em benefício de pessoas carentes e irmãos em Cristo, no âmbito da da Boa Viagem.

Objetivos Básicos

  • Tornar conhecidas as Obras Sociais suportadas pela paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.
  • Estruturar mecanismos de sustentabilidade econômico-financeira destas Obras Sociais.
  • Colaborar com iniciativas e empreendimentos assistenciais comunitários prestados pela paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.
  • Manter contato e incrementar, junto aos órgãos competentes, para a adoção de ações de promoção humana e de cidadania às vítimas de mendicância, promiscuidade, drogas e desemprego que circundam os limites da igreja Nossa Senhora da Boa Viagem.
  • Contribuir para o desenvolvimento da solidariedade entre os seres humanos.

Endereço

Rua Sergipe, 186 – Bairro Funcionários – Belo Horizonte – MG – CEP 30130-170

Telefone (31) 3044-8950

E-mail: acatedral@hotmail.com