Santuário Arquidiocesano

Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia - Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem

07h

08h30
11h
18h
19h30
21h
07h
18h15
07h
12h15
18h15
07h
12h15
18h15
07h
12h15
18h15
07h
12h15
18h15
07h
18h
Você está em:

No Matrimônio, homem e mulher constituem uma comunhão íntima por toda a vida e celebram o amor esponsal de nosso Deus. Essa união foi elevada por Cristo Jesus à dignidade de sacramento, para o bem dos cônjuges e das famílias, pois é capaz de exprimir a entrega de Cristo na cruz pela humanidade (cf. Ef 5,32). A Sagrada Escritura, ao narrar a criação do homem e da mulher à imagem e semelhança de Deus, ao tomar como a união entre esposo e esposa como imagem da Aliança, e ao terminar com a visão das “núpcias do Cordeiro” (Ap 19, 9), revela a grandeza desse sacramento. Do princípio ao fim, a Escritura fala do Matrimônio e do seu “mistério”, da sua instituição e do sentido que Deus lhe deu, da sua origem e da sua finalidade, das suas diversas realizações ao longo da história da salvação, das suas dificuldades nascidas do pecado e da sua renovação “no Senhor” (1 Cor 7, 39), na Nova Aliança de Cristo com a Igreja.

Preparação para o Matrimônio: os noivos devem apresentar, na secretaria da paróquia, documentos de identidade e comprovantes de endereço para a marcação da data, com pelo menos três meses de antecedência. Conforme a procura, esse agendamento deve ser feito com maior antecedência ainda. É importante fazer contato telefonico prévio com a paróquia para se informar sobre detalhes do processo matrimonial, que envolve: o agendamento e apresentação dos documentos, os proclamas e a entrevista. Além do processo, exige-se a participação no encontro catequético pré-matrimonial.


 

PREPARAÇÃO PARA O MATRIMÔNIO – ENCONTRO DE NOIVOS

O matrimônio para os casais é um sacramento a serviço da comunhão. É o alicerce para a instituição mais fundamental da sociedade: a família. O matrimônio tem como missão o bem dos cônjuges e a geração e cuidado dos filhos. E “nos nossos dias, num mundo muitas vezes estranho e até hostil à fé, as famílias crentes são de primordial importância, como focos de fé viva e irradiante” (CIC, 1656). Isso tudo foi conservado numa expressão muito especial para a família: Ecclesia domestica. “O lar é, assim, a primeira escola de vida cristã e «uma escola de enriquecimento humano». É aqui que se aprende a tenacidade e a alegria no trabalho, o amor fraterno, o perdão generoso e sempre renovado, e, sobretudo, o culto divino, pela oração e pelo oferecimento da própria vida” (CIC, 1657).

Por isso, a Pastoral da Família da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem organiza um curso que procura esclarecer e aprofundar o verdadeiro sentido do casamento, levando aos noivos os principais temas da vida conjugal e familiar. Evidentemente sem esgotá-los, abre aos noivos caminhos de reflexão sobre os desafios dessa opção vocacional de amor, que deverá estar sempre acompanhada da formação doutrinal, da oração perseverante, da companhia de Maria e José, sob a graça protetora do Espírito Santo, nas diversas circunstâncias do cotidiano do novo lar.

*CIC – Catecismo da Igreja Católica

Coordenação Geral: Soraia e Ilídio
Pároco: Pe. Marcelo Carlos,sss

——–

Próxima Catequese Matrimonial

Fevereiro – 25/02/2024

Inscrições Abertas

https://forms.gle/kxfghzi1U6fBoCDK6

Programação – Catequese Matrimonial 2024

Abril – 14/04/2024

Junho – 09/06/2024

Agosto – 18/08/2024

Outubro – 06/10/2024

Dezembro –  01/12/2024

As inscrições serão abertas 30 dias antes da data agendada para a Catequese Matrimonial