Santuário Arquidiocesano

Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia - Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem

Você está em:

Views: 617

No Matrimônio, homem e mulher constituem uma comunhão íntima por toda a vida e celebram o amor esponsal de nosso Deus. Essa união foi elevada por Cristo Jesus à dignidade de sacramento, para o bem dos cônjuges e das famílias, pois é capaz de exprimir a entrega de Cristo na cruz pela humanidade (cf. Ef 5,32). A Sagrada Escritura, ao narrar a criação do homem e da mulher à imagem e semelhança de Deus, ao tomar como a união entre esposo e esposa como imagem da Aliança, e ao terminar com a visão das “núpcias do Cordeiro” (Ap 19, 9), revela a grandeza desse sacramento. Do princípio ao fim, a Escritura fala do Matrimônio e do seu “mistério”, da sua instituição e do sentido que Deus lhe deu, da sua origem e da sua finalidade, das suas diversas realizações ao longo da história da salvação, das suas dificuldades nascidas do pecado e da sua renovação “no Senhor” (1 Cor 7, 39), na Nova Aliança de Cristo com a Igreja.

Preparação para o Matrimônio: os noivos devem apresentar, na secretaria da paróquia, documentos de identidade e comprovantes de endereço para a marcação da data, com pelo menos três meses de antecedência. Conforme a procura, esse agendamento deve ser feito com maior antecedência ainda. É importante fazer contato telefonico prévio com a paróquia para se informar sobre detalhes do processo matrimonial, que envolve: o agendamento e apresentação dos documentos, os proclamas e a entrevista. Além do processo, exige-se a participação no encontro catequético pré-matrimonial.

PREPARAÇÃO PARA O MATRIMÔNIO – ENCONTRO DE NOIVOS

O matrimônio para os casais é um sacramento a serviço da comunhão. É o alicerce para a instituição mais fundamental da sociedade: a família. O matrimônio tem como missão o bem dos cônjuges e a geração e cuidado dos filhos. E “nos nossos dias, num mundo muitas vezes estranho e até hostil à fé, as famílias crentes são de primordial importância, como focos de fé viva e irradiante” (CIC, 1656). Isso tudo foi conservado numa expressão muito especial para a família: Ecclesia domestica. “O lar é, assim, a primeira escola de vida cristã e «uma escola de enriquecimento humano». É aqui que se aprende a tenacidade e a alegria no trabalho, o amor fraterno, o perdão generoso e sempre renovado, e, sobretudo, o culto divino, pela oração e pelo oferecimento da própria vida” (CIC, 1657).

Por isso, a Pastoral da Família da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem organiza um curso que procura esclarecer e aprofundar o verdadeiro sentido do casamento, levando aos noivos os principais temas da vida conjugal e familiar. Evidentemente sem esgotá-los, abre aos noivos caminhos de reflexão sobre os desafios dessa opção vocacional de amor, que deverá estar sempre acompanhada da formação doutrinal, da oração perseverante, da companhia de Maria e José, sob a graça protetora do Espírito Santo, nas diversas circunstâncias do cotidiano do novo lar.

*CIC – Catecismo da Igreja Católica

Coordenação Geral: Soraia e Ilídio
Pároco: Pe. Marcelo Carlos,sss

——–