Santuário Arquidiocesano

Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia - Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem

07h

08h30
11h
18h
19h30
21h
07h
18h15
07h
12h15
18h15
07h
12h15
18h15
07h
12h15
18h15
07h
12h15
18h15
07h
18h
Você está em:

Acompanhe Dia a Dia do III Capítulo Provincial 2018 da Província Nossa Senhora de Guadalupe da Congregação dos Religiosos Sacramentinos

Views: 0

Término do III Capítulo da Província N. Sra. de Guadalupe – Brasil – Argentina – Chile.

“Eu vivo, mas já não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim”! (Gl 2,20).

No nosso último dia do Capítulo, nos reunimos ás 9:00h na sala de conferências. Ouvimos e aprovamos as atas do Capítulo. Nos capítulos normalmente, faz-se uma mensagem final, contemplando as principais intuições e linhas de ação do Capítulo. A intenção é que está mensagem seja apreciada por toda a família Eymardiana. Ouvimos, apreciamos e votamos a Mensagem Capitular em seguida fizemos a avaliação geral do Capítulo.

Por fim, escutamos atenciosamente, duas palavras: a do Pe. Superior Geral, Eugênio Barbosa Martins e a do Pe. Superior Provincial, Marcelo Carlos da Silva. Em ambas a mensagem o dom de si do Pe. Eymard foi categoricamente confirmado como meta a ser assumida por todos os religiosos e demais membros da família Eymardiana.

Fizemos um intervalo para o cafezinho. Às 11:00h iniciamos a celebração eucarística de encerramento do Capítulo. Esta celebração é sempre presidida pelo novo Provincial e seu Conselho. É praxe que durante a celebração o Provincial renove a profissão de fé.

Antes da bênção final o Provincial pediu que todos os capitulares o abençoassem a ele e aos Conselheiros para a missão que receberam. Antes da bênção Final, cantamos parabéns para o Pe. Gregório Dog, pelos seus 21 anos de ministério presbiteral. Após a bênção o Provincial deu por encerrado o Terceiro Capítulo Provincial da Província Nossa Senhora de Guadalupe.

Deus continue nos inspirando, fortalecendo e conduzindo!

Obrigado a todos vocês que nos acompanharam nestes dias. Deus abençoe e proteja a todos.

Equipe de comunicação do capítulo provincial. Pe. Anízio e Pe. Gleidson.

7º Dia do Capítulo

O sétimo dia do Capítulo foi inteiramente dedicado à eleição dos Conselheiros, assim como, o Delegado e seu suplente para o próximo Capítulo Geral. Quem acabou sendo eleito como suplente foi o Pe. Gleidson.

O novo Conselho fez sua primeira reunião na tarde de hoje. As Comissões Capitulares se dedicaram a conclusão de suas respectivas tarefas. Alguns dos capitulares lograram ter uma tarde livre.

No jantar, houve a tradicional confraternização, comemorando a eleição da nova equipe Provincial. O Provincial e seu conselho.

Assim foi concluído este penúltimo dia do Capítulo. Um abraço para todos.

Equipe de comunicação do Capítulo Provincial. Pe. Anízio e Pe. Gleidson.

6º Dia do Capítulo Provincial, dia de eleição.

6º dia do Capítulo. Nesta manhã apreciamos e votamos as propostas dos grupos para as três dimensões: Vida Fraterna, Vida Orante e Vida de Serviço. Em cada uma delas procuramos encarnar o DOM DE SI vivido por Padre Eymard e radicalizado no voto de sua personalidade. “Eu vivo, mas já não sou eu que vivo. Pois é Cristo que vive em mim” (Gl. 2,20).

Depois do intervalo para o cafezinho, apreciamos e votamos as novas propostas para os nossos Estatutos Provinciais. Às 14:45h depois de invocar sobre nós as luzes do Espírito, fizemos o primeiro escrutínio, para Provincial. Foi eleito o Pe. Marcelo Carlos, atual pároco da paróquia da Boa Viagem em Belo Horizonte.

Amanhã elegeremos os membros do Conselho Provincial. Vice Provincial, Ecônomo e mais dois Conselheiros. Eles terão a missão de  animar a Província e desenvolver, junto às comunidades religiosas, paróquias e santuários, os projetos que foram escolhidos  e votados, para os próximos quatro (4)  anos.

Grande abraço para todos e até amanhã.

Equipe de comunicação do capítulo. Pe. Anízio e Pe. Gleidson.

Pe. Marcelo Carlos Da Silva, Novo Superior Provincial da Província Nossa Senhora de Guadalupe

Eleito o novo Provincial da Província Nossa Senhora de Guadalupe. Em 03.07.2018. Às 14:55h
Pe. Marcelo Carlos. Pároco da Catedral da Boa Viagem.

Agradecemos ao Pe. Hernaldo pelos trabalhos realizados durante seu governo.

5º Dia de Capítulo

5º DIA DO CAPÍTULO. Com a oração das Laudes e a celebração eucarística, iniciamos o terceiro e último bloco do nosso capítulo. PARA ONDE QUEREMOS AVANÇAR?

Após o café, nos reunimos na sala de conferências. Desta vez, para escutar e dialogar com o nosso Superior Geral, Pe. Eugênio Martins. Mais uma vez, ele nos brindou com uma visão macro da Congregação, atualizando-nos nos diversos e novos aspectos congregacionais.  Uma delas: “a exemplo do Pe. Eymard, precisamos viver a dinâmica interna da encarnação da Palavra de Deus. Isto é, render-se, à Palavra e enfrentar as nossas fraquezas. Foi nesta perspectiva que ele meditava diariamente a Palavra. Ao fazer a sua entrega total a Deus com o Dom Si mesmo,  ele afirmava, “Eu vivo, mas já não sou eu que vivo. Pois é Cristo que vive em mim”. (Gl. 2,20) Um apelo para todos nós, que formamos a Família Eymardiana: Religiosos, Religiosas, Agregação dos Leigos e Leigas Sacramentinos e o Servitium Christi.

Às 11:15h. Fizemos uma pausa para assistir jogo. Brasil X México. Almoçamos às 13:00h e às 14:30h, reiniciamos as atividades com os  trabalhos em grupo. Finalidade: fazer indicações para os próximos (4) anos nas dimensões: Vida Fraterna, Vida Orante e Vida Servidora.

 Após a plenária dos gru

4º Dia de Capítulo

Domingo, primeiro de julho, solenidade dos apóstolos Pedro e Paulo. Quarto (4) dia do Capítulo Provincial.

Estamos celebrando o segundo momento do Capítulo. DE ONDE VIEMOS? O primeiro momento teve como titulo, ONDE ESTAMOS? Naquela etapa, fizemos dois olhares: um para nós mesmo e outro para a realidade que nos cerca. Fizemos isto através da escuta dos relatórios. Tanto a nível Congregacional, como Provincial. A escuta dos relatórios nos ajudou a perceber, o que conseguimos fazer do que projetamos para o quadriênio 2014-2018. Mas, sobretudo, como fizemos. (A qualidade de nossos serviços). Cada comunidade expõe a sua realidade. Suas realizações e suas fragilidades.

O Capítulo desenvolve-se sob a inspiração de nosso pai fundador, São Pedro Julião Eymard, que fez a Deus, o dom de si mesmo. Através do voto de sua personalidade. Resumida assim: “E JÁ NÃO SOU EU QUE VIVO, É CRISTO QUE VIVE EM MIM” (Gl. 2,20). Neste segundo momento do Capítulo, queremos perceber com mais clareza, DE ONDE VIEMOS? portanto, um olhar mais profundo para a figura do Pe. Eymard e seu legado espiritual. Tanto no que diz respeito à Liturgia Eucarística, assim como e especialmente, o Culto Eucarístico fora da Missa, Adoração ao Santíssimo e outros.

Às 11:00h, celebramos a Eucaristia no Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpetua Paroquia Nossa Senhora da Boa Viagem. (nossa casa). Presidiu a celebração Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte (vede registro fotográfico) após a belíssima e emocionante celebração, viemos almoçar no EMAÚS, Centro administrativo da província. (Antiga casa dos estudantes de filosofia). Almoço recheado de alegria e festa. (Marca registrada dos sacramentinos).

Por volta das 15:00h, retornamos para o recinto do Capítulo, Coqueiro D’água. O restante da tarde e noite ficou livre. Grande abraço para todos.

Equipe de comunicação. Pe. Anízio e Pe. Gleidson.

3º dia de Capítulo

Nesta manhã do terceiro dia do nosso capítulo, iniciamos rezando as Laudes juntamente com a eucaristia.

Às 8:30h, nos encontramos na sala de conferência para escutar a palestra de Dom Vicente, bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte. A violência e a pastoral urbana. Foi o tema de sua palestra. Nos falou das estruturas de violência que nos cercam nos centros urbanos. (instigou a todos nós, com ótimas reações do grupo).

Com a escuta dos relatórios dos Leigos e Leigas Sacramentinos e do Servitium Christi, encerramos o primeiro passo do capítulo. “ONDE ESTAMOS”.

Às 14:30h, com a conferência do Conselheiro Geral para América Latina, Pe. José António, de nacionalidade espanhola, iniciamos o segundo (II) passo do nosso capítulo. “DE ONDE VIEMOS”. O Pe. Nos brindou com a palestra central do capítulo, com o tema: O DOM DE SI.(do Pe. Eymard) com o sub-tema. O AMOR DEVE SER EXAGERADO.

Veio o intervalo para o café, seguido de uma dinâmica de grupo, com a seguinte pergunta: como o dom de si ilumina a nossa realidade? Após 40 minutos de diálogo nos grupos, escutamos os relatos dos mesmos em plenária.

O jantar, é sempre às 18:00hs. Encerramos mais um dia de trabalho deste III Capítulo da Provincia Nossa Senhora de Guadalupe, rezando as Vésperas. Solenidade de São Pedro e São Paulo. Nesta, como nas demais ocasiões, oramos por todos, como membros do corpo místico, formam conosco a Igreja de Jesus Cristo.

Tarde do 2º dia do Capítulo

Tarde do segundo dia do capítulo. Após o almoço, reestabelecidas ás forças, retomamos o procedimento da escuta dos relatórios das comunidades. Cada uma trouxe assumidamente os últimos quatro anos de vida e atividade de cada comunidade. O dia foi concluído com a adoração ao santíssimo. A atenciosa escuta de cada relatorio nos ajudou a ter uma visão mais clara da vida cotidiana das nove (9) comunidades que compõem a província Nossa Senhora de Guadalupe, estabelecidas em tres países; Argentina, Brasil e Chile. As comunidades sempre lembravam que, O Dom de si mesmo e o voto de personalidade de nosso pai fundador, Padre Eymard, é o pano de fundo, o fio condutor de nossa espiritualidade eucarística. Fim do segundo dia do capítulo.

Equipe de Comunicação, Pe. Anízio; Pe. Gleidson.

Manhã do 2° dia do Capítulo Provincial

Às 07:00h, da manhã, iniciamos o segundo dia do capítulo, com a celebração eucarística. Centro de nossa vida e de todas as nossas ações. Após o café, retomamos a escuta dos relatórios dando continuidade ao que foi iniciada no primeiro momento. (ontem). Foram apresentados os relatórios das (4) quatro Comissões Provinciais.

Comissão da Vida Fraterna, coordenada pelo Pe. Jackson Frota, do Cenáculo de S. Benedito e vice provincial. O relatório da Vida Orante, coordenada pelo Pe. Rafael Cáceres, do Cenáculo de Buenos-Aires. O relatório da Vida de Serviço, coordenado pelo Pe. José Laudares, do Cenáculo de Sant’Ana do Rio de Janeiro e por último, o Pe. Renivaldo- Ecônomo Provincial, do Cenáculo de Sete Lagoas, onde se encontra o nosso noviciado, apresentou a primeira parte do relatório Econômico-Administrativo. Paramos para o almoço e retornaremos às 14:30h.

Grande Abraço a todos. Equipe de comunicação capitular. Pe. Anízio e Pe. Gleidson.

 

1° dia do Capítulo Provincial 2018, Província Nossa Senhora de Guadalupe.

A Província de Nossa Senhora de Guadalupe – Brasil, Argentina, Chile – iniciou o III Capítulo Provincial na tarde de hoje, 28 de junho.

O local do Capítulo é o Recanto Coqueiro D’água, situado na Cidade de Santa Luzia, região metropolitana de Belo Horizonte.

Foi realizada a abertura oficial do Capítulo, pelo provincial – Padre Hernaldo – com uma oração inicial, acolhida e justificativa das ausências.

Em seguida foi apresentada a pauta geral, os serviços e os procedimentos para toda a semana de trabalhos, submetidas à aprovação dos capitulares.

O Superior Provincial Geral – Padre Eugênio Barbosa Martins – e o Conselheiro Provincial para a América Latina – Padre José Antonio Rivera – apresentaram uma mensagem/carta direcionada a Província, com importantes reflexões e recomendações.

Padre Hernaldo apresentou uma reflexão sobre o Estado da Província. Situou o contexto religioso sacramentino em diálogo com a realidade da vida religiosa, social e eclesial.

Pe. Gleidson Forte Martins, sss

Pe. Anízio Ferreira Dos santos, sss