A obra do Restauro entregou mais uma etapa: A Capela do Sagrado Coração de Jesus e suas imagens sacras

O Texto é de Glaucio e as fotos do João Araújo Coelho

Na 1a. sexta-feira do mês de outubro de 2018, mês do Rosário e das Missões, foi entregue mais um espaço totalmente restaurado da bela Catedral neogótica de Belo Horizonte.

Se trata da chamada Capela do Sagrado Coração de Jesus. Paredes, altar, vitrais e as 3 imagens (São José, Sagrado Coração de Jesus e Santa Inês) passaram por denodado empenho da Comissão da Restauração e Funcionários restauradores…

E a soma de inúmeros colaboradores que de muitos modos não deixam as obras pararem e prestam sua ajuda financeira: Jantar Beneficente, Churrasco dos Amigos, Livro de Ouro, Campanha dos Carnets e etc.

Também foi entregue totalmente novo um dos dois confessionários da Sé.

Ad Perpetuam Rei Memoriam

Ao término da missa das 18h15 o Sr. Pároco-Reitor se dirigiu ao Altar Lateral do Sagrado Coração de Jesus, enquanto a Schora Cantorum entoou o hino “Coração Santo.”

Bandeiras da Congregação do Santíssimo Sacramento e do Apostolado da Oração da Paróquia, com representantes credenciados foram posicionadas à esquerda e direita do Altar. Caldeirinha, hissope e água benta portados pela Ministra Raquel foram entregues ao Revmo. Padre Provincial, Marcelo Carlos da Silva, sss, oficiante, que após abençoar o altar, as imagens, e o novo espaço, aspergiu com água benta o altar e as acima mencionadas imagens e também o povo.

Após pequena monição, o Padre, abençoou a assembleia celebrativa e deu por terminada a cerimônia de reentronização das imagens sacras e dessa belíssima revitalização e restauração desse conjunto que juntamente com a Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem deixam findadas as obras do Transepto. Assim foi que em 15 de agosto pp, tendo a veneranda imagem tri-centenária sido devolvida à população belo horizontina, tal qual viera de Portugal, isto é, restaurada; nesse dia oficiou a bênção o Sr. Arcebispo Metropolitano Dom Walmor Oliveira de Azevedo, com oração e aspersão sobre o Altar da Padroeira.

Nesse Altar, também foram restauradas as imagens de São Pedro Julião Eymard – O APÓSTOLO DA EUCARISTIA de São Pio X – O PAPA DA EUCARISTIA, ambos com memória litúrgica no mês de agosto. Respectivamente 2 e 21. Com o avançar das obras de restauração vamos redescobrindo a beleza original ou primeira, desse Espaço Sagrado que teve a bênção de sua pedra fundamental em 3 de setembro de 1911.

Com outras datas a considerar:

8 de dezembro de 1923 bênção do novo Templo.

15 de agosto de 1932, Dedicação da Catedral.

Em seguida houve a exposição do Santíssimo Sacramento pelo Pároco-Reitor, para a adoração noturna dos fiéis e peregrinos.

Importante notar que em todas as sextas-feiras das 23h à 0h acontece a adoração dos jovens universitários com uma frequência de mais de 150 jovens em casa noite.

Por tudo isso:

– DEMOS GRAÇAS A DEUS!