O NAASP – Núcleo de Acolhida e Articulação da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem – surgiu do projeto da arquidiocese de Belo Horizonte: Rede “Articulação da Solidariedade” cuja finalidade é fortalecer a inserção social da Igreja, em diálogo com o projeto de evangelização Igreja Viva, Sempre em Missão, e consolidar a cidadania e o projeto de sociedade justa e solidária na Arquidiocese de Belo Horizonte.

Para viabilizar a articulação da solidariedade em rede, o Vicariato Episcopal para Ação Social e Política (VEASP) definiu como objetivo principal criar Núcleos de Acolhida e Articulação da Solidariedade Paroquial – NAASP nas paróquias convidadas a atuar na rede como “paróquias irmãs”: a que tiver recursos e pessoal com perfil para a ação social poderá “adotar” outras com dificuldades financeiras e demandas sociais urgentes.

A paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, na pessoa do pároco Pe. Marcelo Silva,  em atendimento ao convite do VEASP para atuar como paróquia irmã, criou, em outubro de 2016, o NAASP – Núcleo de Acolhida da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, cujo objetivo principal é promover o voluntariado em prol da assistência ao público mais carente.

Áreas de Atuação do NAASP – Paróquia Boa Viagem

• Social: doação de roupas, medicamentos, enxoval de bebês, etc;
  • Humana: acolhimento psicológico;
  • Jurídica: parceria com o SAJ – Serviço de Assessoria Jurídica da PUC – Praça da Liberdade;
  • Acolhida Cristã.

O público atendido pelo NAASP é constituído de pessoas em situação de vulnerabilidade social, transeuntes, população de rua e paroquianos de Belo Horizonte e região metropolitana.

Pe. Marcelo Silva, sensível ao sofrimento emocional e psicológico de grande parte dos moradores de uma grande cidade como Belo Horizonte e, por sua formação em psicologia clinica, implantou no NAASP da Paróquia Boa Viagem. O acolhimento psicológico em regime de plantão (ou terapia breve), cujo objetivo principal é oferecer um espaço de escuta e acolhimento, ajudando o paciente a identificar sua(s) demanda(s) e auxiliá-lo na busca da solução de seus conflitos psicológicos.

O NAASP convida profissionais de psicologia, psiquiatria e psicopedagogia para integrar a equipe de profissionais voluntários que prestam o serviço de acolhimento psicológico a adultos, jovens e crianças carentes das comunidades de Belo Horizonte e região metropolitana.

O acolhimento psicológico é realizado de 2ª a 6ª feira, no horário de 08:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00, na Rua Sergipe, 186 – Bairro Funcionários – BH. O agendamento é somente por telefone: 31 3224-2270.

Para atendimento às necessidades sociais dos assistidos o NAASP necessita de doação de alimentos não perecíveis para atender as demandas do público carente.

Equipe do NAASP

Renato Pugêdo