Santuário Arquidiocesano

Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia - Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem

O DÍZIMO EXPRESSA A PARTICIPAÇÃO DA PESSOA BATIZADA NA MISSÃO DE ANUNCIAR O EVANGELHO DA ALEGRIA

“O dízimo é uma contribuição sistemática e periódica dos fiéis, por meio da qual cada comunidade assume, corresponsavelmente, sua sustentação e a da Igreja. Ele pressupõe pessoas evangelizadas e comprometidas com a evangelização.” (CNBB, Doc. 106, n.6). Não, ele tem um valor em si mesmo. É um gesto gratuito. E deve seguir o que a consciência da pessoa diz. Sem dúvidas, a palavra mais apropriada para falar do dízimo é contribuição.

• Trata-se da manifestação autêntica da fé dos cristãos. “Os membros da comunidade vivem o compromisso social, especialmente promovendo a justiça e os direitos humanos, numa evangélica opção pelos pobres e na prática da ética do cuidado com todos os necessitados da sociedade” (CNBB, doc 100, pág. 84). A caridade para com os pobres é uma dimensão constitutiva da missão da Igreja.
  • O dizimista é solidário. Com o seu dízimo a Igreja investe nas ações sociais e projetos de transformação e promoção humana. A caridade com os mais necessitados é uma dimensão constitutiva da missão da Igreja.

Em nosso Santuário, o Dízimo auxilia em diversas atividades dessa dimensão social, como a Obra do Berço, Obra do Macarrão, Casa do Pão, Compras de Cestas Básicas, NAASP, Farmácia Solidária entre outras iniciativas…

Parte da arrecadação do dízimo, também, é destinada ao fundo de solidariedade Arquidiocesano que viabiliza vários projetos: manutenção dos padres, vicariatos, instâncias diocesanas, comunidades em dificuldade financeira e ações sociais.

Se você ainda não realizou essa experiência de fé, procure o Plantão do Dízimo ao final das Celebrações, a Secretaria Paroquial, ou entre em contato clicando aqui!