No Matrimônio, homem e mulher constituem uma comunhão íntima por toda a vida e celebram o amor esponsal de nosso Deus. Essa união foi elevada por Cristo Jesus à dignidade de sacramento, para o bem dos cônjuges e das famílias, pois é capaz de exprimir a entrega de Cristo na cruz pela humanidade (cf. Ef 5,32). A Sagrada Escritura, ao narrar a criação do homem e da mulher à imagem e semelhança de Deus, ao tomar como a união entre esposo e esposa como imagem da Aliança, e ao terminar com a visão das “núpcias do Cordeiro” (Ap 19, 9), revela a grandeza desse sacramento. Do princípio ao fim, a Escritura fala do Matrimônio e do seu “mistério”, da sua instituição e do sentido que Deus lhe deu, da sua origem e da sua finalidade, das suas diversas realizações ao longo da história da salvação, das suas dificuldades nascidas do pecado e da sua renovação “no Senhor” (1 Cor 7, 39), na Nova Aliança de Cristo com a Igreja.

Preparação para o Matrimônio: os noivos devem apresentar, na secretaria da paróquia, documentos de identidade e comprovantes de endereço para a marcação da data, com pelo menos três meses de antecedência. Conforme a procura, esse agendamento deve ser feito com maior antecedência ainda. É importante fazer contato telefônico prévio com a paróquia para se informar sobre detalhes do processo matrimonial, que envolve: o agendamento e apresentação dos documentos, os proclamas e a entrevista. Além do processo, exige-se a participação no encontro catequético pré-matrimonial.

Em função da pandemia do novo coronavírus, e de acordo com Comunicado da Arquidiocese de BH, todas as todas as atividades pastorais estão suspensas, incluindo a realização do Curso de Noivos. Reproduzimos a seguir os itens 2.6 e 2.7 do referido Comunicado:

“2.6. Empenhar esforços com os noivos que já agendaram o seu casamento até o mês de julho, para adiarem e agendarem nova data a partir de agosto.
2.7. Redimensionar a quantidade de pessoas convidadas para os casamentos que não puderem ser adiados, por meio de uma conversa pessoal dos párocos com os noivos, de modo que as pessoas se disponham espaçadamente dentro da igreja.
Com outras palavras, determinar quantas pessoas poderão participar da celebração do matrimônio.”

Solicitamos aos noivos com celebração de casamento agendada para até 31/07/2020 que procurem a secretaria paroquial pelo telefone 3222-2361 ou pelo email noivos@igrejaboaviagem.org.br .

Para agendar seu casamento, entre em contato com a secretaria paroquial para verificar a disponibilidade de datas.

A Secretaria Paroquial já está efetuando reservas para casamentos a partir de 17/04/2020 até o final de 2022.

Programação do Curso de Noivos