O Batismo é um sacramento da iniciação à fé cristã, uma celebração que promove a nossa identificação com Cristo em seu mistério pascal (cf. Rm 6,3-11). Como porta de entrada para a Igreja, o Batismo nos conduz aos demais sacramentos. Por ele, somos libertados do pecado original e regenerados como filhos e filhas de Deus, em Jesus Cristo, o seu Filho amado. Tornamo-nos membros do Corpo de Cristo e, incorporados à sua igreja, somos feitos templos do Espírito Santo

Preparação para Batismo: Conheça a proposta de preparação para o Batismo que a sua comunidade oferece. Escolha padrinhos católicos, que possam desempenhar a missão de colaboradores dos pais no compromisso de educar a criança na fé da Igreja e não apenas por motivos afetivos ou de laços profissionais. Apresente a documentação necessária e, de preferência, batize em sua paróquia de residência pelo vinculo que ela representa pra você. Sendo o Batismo realizado noutra igreja, peça o comprovante de participação na Catequese batismal e informe-se também lá, onde será celebrado.

Na igreja Nossa Senhora da Boa Viagem a celebração do Batismo é feita de forma comunitária, em um domingo por mês, no período da manhã, após a missa das 8h30min. É uma cerimônia muito bem preparada, com a participação dos pais, padrinhos e outros eventuais convidados, e realizada na igreja principal.

A celebração deve ser marcada, pessoalmente, na Secretaria Paroquial, onde alguns documentos serão solicitados. Assim que os documentos forem entregues será agendado um encontro para acolhimento dos pais da criança, assim como será feito o agendamento do encontro de preparação junto aos pais e padrinhos para o dia do Batismo.

A tabela abaixo apresenta as datas previstas para os cursos preparação e para as cerimônias de Batismo em 2018.

Para agendar o Batismo, entre em contato com a secretaria paroquial para verificar a disponibilidade de datas.