Restauração: Do Altar-mor à Cúpula

Caros colaboradores do restauro, já passamos pela etapa da troca do telhado da nave central e da infraestrutura de todos os elementos (luz, energia, som e segurança), além do restauro das capelas do transepto. Neste momento, estamos próximos de que seja finalizada a restauração do altar-mor e da cúpula do transepto.

O altar-mor é o coração do templo de Nossa Senhora da Boa Viagem, um lugar muito especial onde destacamos três elementos ricos da nossa fé e da arquitetura sacra: a Mesa da Palavra, a Mesa Eucarística e o trono do Santíssimo Sacramento, cercado pelos belos vitrais dos arcanjos. Além disso, o altar-mor é o lugar do templo mais rico em variados elementos artísticos.

A cúpula do transepto é pouco conhecida e nunca visitada antes pela gestão atual da igreja devido a sua altura. São 37 metros. Ela tem se mostrado rica em seus vitrais, que do chão da igreja são invisíveis em sua beleza. Depois da torre principal (estimada em quase 50 metros de altura), a cúpula é a torre mais importante. Sua riqueza externa também é coroada pelas famosas agulhas ou pináculos que compõem quatro círculos do maio ao menor no topo desta. Neste momento, a obra de recuperação está restrita ã parte interna, ficando para a etapa do exterior a recuperação de seus diversos elementos. Ao passarmos um pouco por esta breve história de descrição das obras em andamento, queremos AGRADECER e, ao mesmo tempo, PEDIR aos Amigos da Boa Viagem: precisamos permanecer de MÃOS UNIDAS e acolher a outros para somar mais ainda na partilha de um pouco do que temos, sustentando esta obra que tratará tantos benefícios para a comunidade, além de ser tão urgente devido os desgastes do tempo. Juntos pelo Restauro conta com você.