Santuário

Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem

07h

08h30
11h
18h
19h30
21h
07h
08h
18h15
07h
08h
18h15
07h
08h
18h15
07h
08h
12h15
18h15
07h
08h
12h15
18h15
07h
08h
18h15
Domingo - Missa

07h

Você está em:

A obra do Restauro entregou mais uma etapa: A Capela do Sagrado Coração de Jesus e suas imagens sacras

O Texto é de Glaucio e as fotos do João Araújo Coelho

Na 1a. sexta-feira do mês de outubro de 2018, mês do Rosário e das Missões, foi entregue mais um espaço totalmente restaurado da bela Catedral neogótica de Belo Horizonte.

Se trata da chamada Capela do Sagrado Coração de Jesus. Paredes, altar, vitrais e as 3 imagens (São José, Sagrado Coração de Jesus e Santa Inês) passaram por denodado empenho da Comissão da Restauração e Funcionários restauradores…

E a soma de inúmeros colaboradores que de muitos modos não deixam as obras pararem e prestam sua ajuda financeira: Jantar Beneficente, Churrasco dos Amigos, Livro de Ouro, Campanha dos Carnets e etc.

Também foi entregue totalmente novo um dos dois confessionários da Sé.

Ad Perpetuam Rei Memoriam

Ao término da missa das 18h15 o Sr. Pároco-Reitor se dirigiu ao Altar Lateral do Sagrado Coração de Jesus, enquanto a Schora Cantorum entoou o hino “Coração Santo.”

Bandeiras da Congregação do Santíssimo Sacramento e do Apostolado da Oração da Paróquia, com representantes credenciados foram posicionadas à esquerda e direita do Altar. Caldeirinha, hissope e água benta portados pela Ministra Raquel foram entregues ao Revmo. Padre Provincial, Marcelo Carlos da Silva, sss, oficiante, que após abençoar o altar, as imagens, e o novo espaço, aspergiu com água benta o altar e as acima mencionadas imagens e também o povo.

Após pequena monição, o Padre, abençoou a assembleia celebrativa e deu por terminada a cerimônia de reentronização das imagens sacras e dessa belíssima revitalização e restauração desse conjunto que juntamente com a Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem deixam findadas as obras do Transepto. Assim foi que em 15 de agosto pp, tendo a veneranda imagem tri-centenária sido devolvida à população belo horizontina, tal qual viera de Portugal, isto é, restaurada; nesse dia oficiou a bênção o Sr. Arcebispo Metropolitano Dom Walmor Oliveira de Azevedo, com oração e aspersão sobre o Altar da Padroeira.

Nesse Altar, também foram restauradas as imagens de São Pedro Julião Eymard – O APÓSTOLO DA EUCARISTIA de São Pio X – O PAPA DA EUCARISTIA, ambos com memória litúrgica no mês de agosto. Respectivamente 2 e 21. Com o avançar das obras de restauração vamos redescobrindo a beleza original ou primeira, desse Espaço Sagrado que teve a bênção de sua pedra fundamental em 3 de setembro de 1911.

Com outras datas a considerar:

8 de dezembro de 1923 bênção do novo Templo.

15 de agosto de 1932, Dedicação da Catedral.

 

Em seguida houve a exposição do Santíssimo Sacramento pelo Pároco-Reitor, para a adoração noturna dos fiéis e peregrinos.

Importante notar que em todas as sextas-feiras das 23h à 0h acontece a adoração dos jovens universitários com uma frequência de mais de 150 jovens em casa noite.

 

Por tudo isso:

– DEMOS GRAÇAS A DEUS!

VEJA TAMBÉM