Caminhada com Maria

A Caminhada com Maria, que acontece desde 1989, é uma tradicional peregrinação religiosa que percorre diversas igrejas da nossa arquidiocese com a denominação de Maria. Ela acontece sempre no domingo, dentro do período da novena. Centenas de pessoas acompanham esta jornada que atualmente visita 18 paróquias, por todo o dia, desde as 7 horas com a celebração eucarística na Igreja da Boa Viagem, até às 20 horas com o retorno dos peregrinos à igreja, onde a imagem da santa é recebida com grande festa.

A Caminhada com Maria em todos estes anos foi crescendo e virou um marco no Jubileu de Nossa Senhora da Boa Viagem. No início eram visitadas 15 igrejas. Em cada uma é rezado um mistério do terço, ou seja: os Mistérios da Alegria (Gozosos), da Dor (Dolorosos), da Glória (Gloriosos) e da Luz (Luminosos). O último mistério foi criado pelo nosso santo e querido papa João Paulo II. Com a introdução deste mistério é rezado todo o “Terço” da Alegria na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, e os demais durante a peregrinação nas igrejas.

A alegria e a fé reinam na chegada da Caminhada com Maria em cada igreja. A acolhida generosa e amável dos párocos e fiéis que cantam, dançam, rezam, enfeitam as ruas, batem os sinos, soltam foguetes e jogam flores na passagem da imagem. São grupos de jovens que tocam belas músicas e crianças que fazem coreografia. O que mais impressiona é a quantidade de pessoas idosas que participam durante toda a caminhada e dizem não sentir cansaço pelo sobe e desce dos ônibus, carregando bandeiras e estandartes. Muitas famílias acompanham a caminhada para comemorar o Dia dos Pais, pois muitas vezes coincide com esta data.

A caminhada com Maria é feita em grupo em um ônibus especialmente fretado. Para participar, utilizando o  ônibus, é necessário adquirir o convite na Secretaria Paroquial.