A Vida Eucarística nos faz igreja em saída

“A Vida Eucarística nos faz igreja em saída”.

Foi revestindo-nos desse espírito missionário que aconteceu, entre os dias 20 e 28 de outubro, a Semana Missionária Eucarística.

Em 2017, a Missão foi realizada no bairro São Geraldo. Neste ano, o bairro da Boa Viagem foi o escolhido. Atendendo ao chamado “você quer ser um missionário?”, fiéis paroquianos disseram o seu “sim” a essa missão evangelizadora e a nossa comunidade paroquial viveu um dos mais belos momentos de evangelização, como nunca se tinha ouvido dizer.

Durante o período de preparação para a Semana Missionária, os missionários participaram de quatro encontros de formação, ministrados pela equipe dirigente das missões. Todos os encontros contaram com momentos de espiritualização, dinâmicas, palestras e orientações gerais sobre as visitas. A Santíssima Eucaristia é o sacramento do dom, sacramento do amor de Cristo, que nos impele ao encontro com os outros e a doação de nós mesmos. Essa foi a principal mensagem levada por nossos Missionários a todos que foram visitados.

Várias famílias se cadastraram previamente para receber a visita dos missionários, que foram enviados de dois a dois, seguindo o exemplo dos primeiros evangelizadores: “Depois disto, o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e enviou-os à sua frente de dois em dois a todas as localidades, vilas e aldeias onde Ele mesmo devia ir” (Lc 10,1)

A Semana Missionária faz parte do Plano Pastoral Paroquial, em resposta às decisões da Assembleia Paroquial e atendendo à convocação evangelizadora arquidiocesana: “Vem Proclamara Palavra”.

A programação foi diversificada, iniciando no sábado, dia 20, com a Adoração Eucarística para os Missionários, seguido da missa de envio. Entre os dias 21 e 26 de outubro, foram realizadas visitas a 55 residências e dois locais comerciais, onde verdadeiras bênçãos foram derramadas. Na sexta-feira, dia 26, aconteceu o Louvor Jovem, seguido de Adoração Eucarística com a participação de missionários e jovens da nossa comunidade. No sábado, dia 27, na parte da manhã, a programação especial foi voltada para crianças, com momentos culturais, recreativos e Adoração Eucarística. À tarde, houve atividades culturais, barraquinha e missa.

O encerramento oficial aconteceu na missa das 11h, no domingo. Foi uma bela celebração! Concluímos com muita alegria, constando que a Semana Missionária Eucarística foi marcada por momentos de meditação, encontro e intensa participação dos fiéis.

Graças ao envolvimento, à dedicação, à responsabilidade e ao amor de todas as pessoas que serviram na Semana Missionária Eucarística, especialmente dos Missionários Visitadores, tivemos dias de verdadeira vivência cristã. No próximo ano, certamente repetiremos a experiência!

Simone Celestino

Membro do Conselho Pastoral Paroquial (CPP)