Eucaristia, fraternidade e superação da violência.

Já faz parte da tradição de nossa congregação, preparar a festa de Corpus Christi com uma Semana Eucarística que é, para nós Sacramentinos, um grande momento do anúncio do sacramento da Eucaristia e suas dimensões.

A Semana Eucarística é um tempo de graça para nós religiosos e para os irmãos que partilham conosco da missão de celebrar e anunciar o mistério da Eucaristia ao mundo. São Pedro Julião Eymard usou a metáfora do fogo para expressar o ardor de sua missão eucarística. “Quero levar o fogo da Eucaristia aos quatros cantos da terra.” Aqui, São Pedro Julião expressa seu amor e dedicação ao sacramento da Eucaristia. Ao fundar a Congregação do Santíssimo Sacramento, deixa para cada um de nós esta missão: celebrar e anunciar ao mundo o amor de Jesus Cristo expresso na Eucaristia.

Neste ano, o tema da Semana Eucarística gira em torno da busca da superação da violência; tema que foi proposto pela Campanha da Fraternidade no período quaresmal. A Semana Eucarística torna-se, para nós, um sinal da verdadeira fé e caridade em nossa comunidade paroquial, onde devemos expressar nossa missão em torno da Eucaristia. Ao celebrar a Eucaristia nos comprometemos, também, com nossa realidade social que clama pela paz, ou seja, pela superação da violência.

A Semana Eucarística é tempo de:

– Aprofundar nossa caminhada de fé a partir da celebração, buscando aprofundar nossa vocação eucarística.

– De incentivar a comunidade para uma participação mais ativa na celebração eucarística, na adoração e na prática das dimensões que emanam da Eucaristia. É neste sentido, que neste ano, vamos refletir sobre a violência em nossa sociedade, para que o fermento do evangelho emanado da Eucaristia se difunda em nossa comunidade, onde somos chamados a testemunhar Jesus Eucarístico, sendo solidário com nossos irmãos que sofrem pela falta de paz.

Concluo este texto desejando que nossa comunidade possa, a partir da participação nesta Semana Eucarística, fortalecer sua caminhada, de fiéis seguidores do projeto de Jesus.

Pe. Jesus Neres de Souza sss.